Conheça nossas variedade

CABERNET FRANC

Cab. franc
ORIGEM : Bordeaux, França

DESCRIÇÃO : Possui cachos pequenos a médios, contendo pequenas bagas de coloração azul escura. Videira vigorosa em vários tipos de solos, adaptável tanto a regiões frias quanto quentes. Seus ramos crescem verticalmente, facilitando o manejo.

PRODUÇÃO E COLHEITA : Variedade moderadamente produtiva, dando de 5 a 7 toneladas por hectare. É considerada média a tardia em relação ao amadurecimento de seus frutos, sendo eles colhidos mais ao final do ciclo produtivo.

CURIOSIDADES : A Cabernet Franc é um dos pais da famosa Cabernet Sauvignon. Um cruzamento natural ocorrido em vinhedos vizinhos na França, entre Cabernet Franc (tinta) e Sauvignon Blanc (branca), no século XVII, deu origem à Cabernet Sauvignon. A Cab. Franc brota e amadurece antes da Cab. Sauvignon, assim como possui produção maior devido à maior taxa de fecundação de suas flores.

VINHO : Como varietal, geralmente é menos encorpado, menos tânico e menos ácido que o Cab. Sauvignon. Possui aromas herbáceos (pimentão verde), tabaco, pimenta do reino, especiarias e frutas maduras. É uma das variedades usada nos cortes dos famosos vinhos Bordeaux, da França.

CABERNET SAUVIGNON

Cab. sauvignon
ORIGEM : Médoc, Bordeaux, França

DESCRIÇÃO : Possui cachos pequenos a médios, contendo pequenas bagas de coloração azul escura. Videira vigorosa a excessivamente vigorosa dependendo da região, porta-enxerto, densidade de plantio, entre outros fatores, capaz de crescer em uma grande variedade de latitudes (do sul do Canadá e norte da Europa à Argentina e Austrália).

PRODUÇÃO E COLHEITA : Variedade relativamente produtiva, dando de 6 a 7 toneladas por hectare. É considerada tardia em relação ao amadurecimento de seus frutos, sendo eles colhidos ao final do ciclo produtivo.

CURIOSIDADES : A mais famosa e cultivada de todas as uvas tintas, Cabernet Sauvignon é resultado de um cruzamento natural ocorrido em vinhedos vizinhos na França, entre Cabernet Franc (tinta) e Sauvignon Blanc (branca), no século XVII. Por ser uma variedade tardia, tanto na brotação quanto no amadurecimento, a Cab. Sauvignon possui maturação lenta, ao ponto de não acontecer completamente em regiões muito frias.

VINHO : Cab. Sauvignon é a principal variedade usada na produção dos famosos vinhos franceses Bordeaux, juntamente com Cab. Franc e Merlot. Possui aromas de frutas vermelhas, frutas pretas, especiarias, resinosos, tostado, herbáceos, pimentão. Produz vinhos de acidez presente, taninos potentes e elegantes, mais encorpado que Cab. Franc.

CHARDONNAY

Chardonnay
ORIGEM : Borgonha, França

DESCRIÇÃO : Cachos pequenos a médios com pequenas bagas redondas, de coloração amarela a âmbar quando maduras. O crescimento vegetativo pode variar significativamente de fraco a moderadamente vigoroso dependendo do clima, solo e porta-enxerto. Adaptável a vários tipos de solos, Chardonnay mostrará seu vigor máximo em profundos solos de vales. Ramos não posicionados em sistemas de condução apresentarão um hábito rasteiro de crescimento, especialmente se a videira for vigorosa.

PRODUÇÃO E COLHEITA : É uma variedade de pouca produção, que pode variar consideravelmente também dependendo da região climática, seleção clonal ou práticas culturais, variando geralmente entre 5 a 10 toneladas por hectare. Sendo uma variedade precoce, Chardonnay irá brotar e amadurecer no início do ciclo produtivo.

CURIOSIDADES : Chardonnay é a variedade branca mais famosa do mundo e uma das mais cultivadas. Estudos recentes mostraram que é derivada de um cruzamento entre Pinot Noir e Gouais Blanc.

VINHO : Chardonnay é uma das principais variedades do mundo para a geração de vinhos brancos de alta qualidade. Uma ampla gama de estilos de vinhos podem ser produzidos, incluindo espumantes. As características do vinho são fortemente influenciados por variáveis ​​de fermentação e o uso de carvalho na adega. Os melhores exemplares são produzidos em zonas onde as uvas podem alcançar maturação completa e ainda assim manter moderadamente elevada acidez. Os aromas variam do tropical (banana, melão, abacaxi e goiaba) para pêssego, nectarina e damasco, frutas cítricas e maçãs. A fermentação malolática dá aromas amanteigados. Já a fermentação e/ou maturação em barris de carvalho contribui notas de baunilha, fumaça e especiarias doces, como canela e cravo.

MERLOT

Merlot-3-Vicarmont-091411-1024x1024
ORIGEM : Bordeaux, França, especialmente em sua margem direita (St. Émilion e Pomerol), onde domina plenamente.

DESCRIÇÃO : cachos pequenos a médios, com bagas redondas, azul escuras com superfície esbranquiçada. É uma videira de médio vigor, com hábito de crescimento rasteiro, adaptada tanto a região de clima ameno quanto frios.

PRODUÇÃO E COLHEITA : Variedade intermediária quanto a época de brotação e amadurecimento, a produção da Merlot é de 3 a 7 toneladas por hectare, capaz de amadurecer até em locais de clima ligeiramente frio.

CURIOSIDADES : O termo “Merlot Noir” é oficialmente usado na França, onde é a terceira variedade tinta mais cultivada.

VINHO : Historicamente, Merlot foi usado principalmente para corte com Cabernet Sauvignon e outras variedades de Bordeaux para adicionar suavidade e complexidade de frutas ao vinho. Nos últimos anos, ele também se tornou popular como um vinho varietal encorpado de alta qualidade. Os aromas mais encontrados são ameixa e groselha, orégano, alecrim, azeitonas, canela, cravo e noz-moscada, tabaco, cogumelos e couro. Quando em madeira, aparecem aromas de caramelo, baunilha, coco, chocolate, café, torrefação, tostado, nozes e figo seco. Na boca, a principal característica é a textura macia, sedosa e aveludada, com acidez e álcool equilibrados em corpo médio e taninos redondos.

PINOT NOIR

pinot noir
ORIGEM : Borgonha, França

DESCRIÇÃO : Apresenta cachos pequenos e de cor violeta escura, com delicadas pequenas bagas redondas. Necessita de clima fresco e bem equilibrado. Floresce e amadurece no início do ciclo produtivo.

PRODUÇÃO E COLHEITA : Tende a ser pouco ou moderadamente vigorosa, produzindo de 3 a 5 toneladas por hectare. Os fatores climáticos afetam seu crescimento e tem enorme importância na determinação do local de plantio. Para otimizar a qualidade do fruto, áreas frias são preferidas. Por ser uma variedade de curta temporada, A Pinot Noir é escolhida especialmente para locais onde as temperaturas impedem outras variedades de alcançar a plena maturidade.

CURIOSIDADES : Pinot noir é, talvez, a mais antiga variedade de uva do gênero Vitis cultivada. Pensa-se que ela seja a videira descrita por autores romanos do primeiro século. No Século XIV, ela já era conhecida por vários nomes, incluindo Pinot, em diferentes regiões de cultivo na França

VINHO : Os vinhos geralmente não têm uma cor intensa, mesmo em áreas frias; no entanto, eles são conhecidos por seu aroma e sabores característicos. A essência do vinho Pinot Noir é o seu aroma de morango e cereja. Embora a Pinot Noir ganhe a maior parte de sua fama de seus vinhos tintos varietais, a variedade também é um ingrediente vital para a produção de vinhos brancos espumantes. Para estes, ele pode ser usado sozinho (para produzir blanc de noirs), mas é mais comumente misturado com seu primo Chardonnay, e outros membros da família Pinot – especialmente Pinot Meunier em Champagne. A altamente bem sucedida combinação Pinot-Chardonnay para espumantes tem sido adotada por regiões em todo o mundo.

SAUVIGNON BLANC

sauvignon-blanc-cepage
ORIGEM : Tem sido cultivada por vários séculos em Bordeaux e do Vale do Loire, ambos na França. A origem exata é desconhecida.

DESCRIÇÃO : cachos pequenos com pequenas bagas redondas ou ovaladas, de coloração verde-amarelado. Crescem vigorosamente em muitos tipos de solo, tanto em regiões frias quanto quentes, contudo é aconselhável evitar solos muito férteis e profundos. Seus ramos crescem eretos, facilitando o manejo. Brota relativamente cedo, porém após Chardonnay.

PRODUÇÃO E COLHEITA : Trata-se de uma variedade de produção moderada, obtendo-se uma média de 5 a 7 toneladas por hectare em locais frios e de 8 a 12 toneladas por hectare em climas quentes.

CURIOSIDADES :Por mais estranho que possa parecer, a brilhante e verde Sauvignon Blanc tem muito em comum com a escura Cabernet Sauvignon, e não apenas em nome e região de origem. Os aromas de pimentão e aspargos detectáveis ​​em vinhos de ambos os tipos são devidos ao composto metoxipirazina em ambas as variedades. Além disso, ambas são produtoras vigorosas, dando rendimentos generosos e estão inclinadas a produzir copas excessivamente densas em climas mais frios. As duas variedades são, na verdade, geneticamente relacionadas; Sauvignon Blanc tornou-se um dos pais de Cabernet Sauvignon depois de um cruzamento natural com Cabernet Franc, em um vinhedo do século XVIII em Bordeaux, França. Tanto pai e filhos já se tornaram duas das variedades mais plantadas no mundo.

VINHO : Como um vinho varietal, Sauvignon Blanc é seco ou ligeiramente doce. Em um clima mais fresco ele tem um forte caráter varietal que é menos pronunciado em regiões quentes. Se colhidas tardiamente ou se podridão nobre ocorrer, dá origem a um vinho muito doce. Os aromas clássicos da Sauvignon Blanc variam de grama, urtiga, folha de groselha e espargos a maçãs verdes e groselhas e notas maisesotéricas, como xixi de gato e pedra lascada.

SYRAH

syrah-0802
ORIGEM : Vale do Rhône, França

DESCRIÇÃO : Cachos pequenos a médios, com bagas ovaladas, de um azul profundo. É uma variedade muito vigorosa, com um hábito de crescimento espalhado, tendendo a produzir ramos longos. Esse crescimento pode ser indesejavelmente excessivo em solos férteis e sobre porta-enxertos também vigorosos. Seu brotamento é tardio.

PRODUÇÃO E COLHEITA : Videira robusta e resistente a várias doenças, ela tem potencial de produção médio, geralmente de 7 a 11 toneladas por hectare.

CURIOSIDADES : O nome Shiraz tornou-se popular para esta variedade de uva na Austrália, onde há muito tempo ela se estabeleceu como a variedade tinta mais cultivada. Como regra geral, a maioria dos vinhos australianos e sul-africano são rotulados Shiraz, e a maioria dos vinhos europeus (a partir de tais regiões onde rotulagem varietal é praticada) são rotulados Syrah.

VINHO : O vinho varietal de Syrah pode ser bastante floral em sua juventude, desenvolvendo notas mais apimentadas e herbáceas à medida que envelhece. Alguns exemplos mostram aromas de couro curtido e aromas esfumaçados, enquanto o fruto nestes vinhos tende para os sabores fortes de groselha e alcaçuz. Um dos atrativos mais valiosos da Syrah é sua capacidade de produzir vinhos capazes de envelhecimento e melhora ao longo de muitas décadas. O perfil de estilo e sabor dos vinhos feitos de Syrah é influenciado pelo clima onde as uvas são cultivadas: em climas moderados tendem a produzir vinhos de médio corpo a encorpados com altos níveis de taninos e sabores de amora, hortelã e pimenta preta. Em climas quentes, Syrah é mais constantemente encorpado com taninos mais macios, aromas de frutas em geleia e notas de especiarias, alcaçuz, anis e couro. Em muitas regiões, os níveis de acidez e taninos de Syrah permitem que os vinhos produzidos a partir desta uva tenham potencial de envelhecimento favorável.

TEMPRANILLO

tempranillo
ORIGEM : Rioja, Espanha

DESCRIÇÃO : cachos médios a grandes, com bagas redondas ou levemente em formato de peras, azul escuras. É uma variedade vigorosa, de brotamento precoce, amadurecimento rápido e, por consequência, curto ciclo de crescimento.

PRODUÇÃO E COLHEITA : São consideradas muito produtivas, capazes de suportar médias e grandes culturas de 8 a 12 toneladas por hectare. A variedade se sai melhor quando dias quentes e ensolarados permitem suas bagas de pele grossas a amadurecer plenamente, com noites frias para ajudá-los a manter o equilíbrio ácido natural.

CURIOSIDADES : Alguns acreditam que, na verdade, a Tempranillo originou-se no sul da França como um híbrido natural entre Cabernet Franc e Pinot Noir e posteriormente migrou para a Espanha.

VINHO : Tempranillo produz vinho de boa a excelente qualidade com boa cor sob ótimas condições climáticas, especialmente quando a produção não é excessiva. Carvalho e Tempranillo certamente casam bem juntos. O carvalho americano, em particular, é a escolha tradicional de produtores de vinho em Rioja, e perfil de sabor da Tempranillo integra perfeitamente com as notas de baunilha e coco, transmitidas por meio de barricas novas de carvalho. As notas de degustação podem variar de morangos, groselhas e cerejas, ameixas secas a chocolate e tabaco. Na boca, a principal característica é a textura envolvente, macia, sedosa e aveludada; com acidez e álcool equilibrados em corpo médio; e taninos redondos.

Você precisa ter mais de 18 anos para acessar este site.